sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Sequência Didática - Medindo e remedindo

Relato de experiência

Título: Medindo e remedindo
Professor(es):Mirian Mirian Da Silva
Orientador de estudo:
Coordenador local:
Formador: Edilene Lima

1.                 Objetivos  didáticos:
·         Conhecer e utilizar instrumentos não convencionais de medidas.
·                    Comparar medidas de comprimento.
·                    Reconhecer, nomear e utilizar instrumentos convencionais de medidas de comprimento.
·                    Perceber que os sentimentos não podem ser medidos por nenhum instrumento de medidas.
1.                 Caracterização da turma:

 È uma turma de 2º ano, composta por 14 alunos, sendo 07 meninas e 07 meninos, na faixa etária de 7 e 8 anos, apenas uma menina tem 09 anos. É uma turma difícil no sentido de aprendizagem, iniciei o ano com todos no nível pré-silábico, atualmente ainda tenho 04 que não evoluíram, pois não fazem nenhuma atividade, o2 são muito faltosas e 02 não conseguem avançar,  01 é copista, e 09 estão na fase de transição do silábico alfabético para o alfabético.
Precisam de muito estimulo para que desenvolvam as atividades, claro que tem os 06 mais acelerados, que às vezes não deixam os outros pensarem, mas com bastante esforço e muita criatividade, muitas atividades vamos avançando.

2.                 Dados sobre a experiência:

Período em que a experiência foi realizada
Início :04/11/2014
Término :21/11/2014
Periodicidade: Todos os dias no primeiro horário, na primeira semana e três dias da segunda semana, sempre no primeiro horário ( nos dias 17 e 18/11 houve formação do LEGO, fiquei fora da sala de aula)
Tipo de organização das atividades
       Projeto didático (   )
       Sequência didática (  x )
       Atividade permanente (   )
       Outro (   ); qual? _____________

Materiais utilizados
a.                  Obras complementares do PNLD  (X   )
b.                  Obras literárias do PNBE  (   )
c.                  Outras obras literárias (   )
d.                  Livros didáticos do PNLD  ( X  )
e.                  Jogos de alfabetização  (   )
f.                   Jogos de matemática  (   )
g.                  Revistas (   )
h.                  jornais (   )
i.                    Gibis (   )
j.                    Caixa matemática (   )
k.                  Outros materiais. Quais? Fita métrica, régua, tesoura, cola, papel oficio, cartolina, folhas de revista.


3.                 Descrição da experiência

1º Momento:
Leitura do livro A barba do tio Alonso de Emma King-Farlow e ilustrado por Anna Laura Cartone, antes de iniciar a leitura, fizemos a leitura da capa, conversamos sobre a imagem, o

título e questionados a respeito do que imaginavam que aconteceu com a barba do tio Alonso sugeriram que tinha pegado fogo, que ele tinha se enrolado nela e caído, que as pessoas se enrolaram nela e caíam.
Perguntei quantos metros eles achavam que a barba de tio Alonso tinha? Se era comprida ou curta? Responderam que era comprida e um sugeriu que tinha 3 metros, outro 4 metros, 6 metros disse outro e um deles falou em 9 metros, expliquei que eles estavam fazendo uma estimativa e escrevi no quadro. Perguntei se eles achavam que a barba de tio Alonso era maior ou menor que a nossa sala, responderam que era maior. Expliquei a eles que depois da leitura eles verificariam se acertaram, se as estimativas eram boas ou se foram muito diferentes.
Após a leitura chegamos as estimativas e foi verificado que David foi quem mais se aproximou, ele falou 8 metros e a barba tinha 10, e então perguntei por quanto ele não acertou? Qual a diferença entre a estimativa e a medida real? Pensaram, contaram e responderam, por 2.


2º Momento:
Após a leitura e a discussão do texto e das estimativas, fomos então medir os objetos como, banca, caderno, livro, usando materiais como borracha, lápis e o palmo, enquanto eles mediam eu anotava no quadro  para compararmos depois, ao compararmos eles observaram que cada um tinha um resultado diferente, pois cada lápis era de um tamanho, as borrachas eram diferentes e os palmos mudavam de acordo com o tamanho das mãos de cada um, então pedi que usassem a régua e perceberam que todos encontraram a mesma medida 52 cm, ao indagar por que? Responderam que a régua é do mesmo tamanho.


3º Momento:

Confeccionar a fita métrica, ao terminar de montar as fitas métricas cada um que quisesse medir, então saíram medindo tudo que tinha na sala, compararam seus tamanhos, mediram o comprimento da sala e concluíram que era maior que a barba do ti Alonso.
Medi a altura de todos, compararam com anotações anteriores em que eu os havia medido e perceberam que cresceram.



4º Momento:



Leitura e discussão do texto: A girafa eu mede-palmo, antes da leitura conversamos sobre a capa, e as expectativas dos estudantes sobre a história, o que é um mede-palmo? Nenhum sabia, disseram que era um negócio para medir o tamanho da mão. Eu falei que iam descobrir durante a leitura da história.
Ao descobrirem que era uma lagarta e a forma como ela anda, ficaram imitando-a com as mãos e entenderam o porque do nome dela, o movimento dela é igual ao que fazemos ao medir com o palmo.
Após a leitura e a discussão sobre a história, sobre a amizade entre os animais que foram ajudar a girafa, mesmo que os espinhos de Serafim os espetasse, mesmo com medo do jacaré, perceberam que eram muito unidos.
E então fomos confeccionar o mede-palmo em cartolina: mediram suas mãos na cartolina, cortei no tamanho exato, pedi que decorassem como quisessem, fiz canudinhos de folha de revista, pois não tenho palito de picolé e eles colaram.


Com o novo instrumento em mãos solicitei que medissem o quadro, o armário, o caderno e a banca, desenhassem no caderno e escrevessem as medidas. E questionei por que cada um tinha uma medida diferente, eles responderam que era porque as mãos eram de tamanho diferente, então com a ajuda deles medi o quadro com a fita métrica, e solicitei que medissem novamente a banca e o caderno com a régua, então eles concluíram que as medidas eram iguais, pois a régua e a fita métrica tinham o mesmo tamanho.




4º Momento:
Leitura do livro Irmãos gêmeos, que trata sobre medidas não convencionais de massa e volume, mas essa leitura foi uma leitura deleite.


Avaliação dos estudantes

Os estudantes participaram de forma dinâmica, entusiasmaram-se em medir tudo que tinha na sala, e realizaram a atividade de casa que foi medir algum objeto e trazer o resultado no caderno, mediram a cama, a mesa e outros utensílios domésticos, o que comprova que compreenderam o uso dos instrumentos convencionais e não convencionais.

Avaliação da experiência


Essa experiência mostra mais uma vez que é bem mais fácil compreender os conceitos com exercícios práticos e exemplos do dia a dia do estudante e sempre embasado em um texto ou vários textos, tive a colaboração da professora Josélia Ribas (que trabalha na biblioteca) que pesquisou os paradidáticos solicitados por mim. Fiquei satisfeita com resultado, pois até o aluno que nunca faz as atividades se envolveu e participou da medição e da construção da fita métrica e do mede-palmo.  Aprendi que o mede-palmo é uma lagarta, que eu já tinha visto, mas nunca imaginei que seu nome era esse.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário